Áreas de Atuação

Educação Salvatoriana

 

A Educação Salvatoriana tem sua força e inspiração em Jesus Cristo, Salvador, que "veio para dar testemunho da luz" e "anunciar a Boa Nova da Salvação".

 No ano de 1936, chegam as primeiras Irmãs Salvatorianas ao Brasil, iniciando então nossa história de Educação Salvatoriana no país, cuja ação faz parte do carisma da Congregação herdado de Padre Jordan e da bem-aventurada Maria dos Apóstolos: "Tornar Jesus Cristo conhecido e amado por todos, através de todos os modos e meios que a caridade inspirar".

 Nossa ação pedagógico-pastoral tem como compromisso a educação integral e a evangelização de crianças e jovens, buscando formar cidadãos justos, conscientes, críticos, solidários, criativos e felizes, que fundamentam a vida nos valores humanos e cristãos, articulando conhecimento, fé e vida. Busca a valorização do sentido da vida e das relações consigo, com a família, com o outro e com Deus.

 

 

 Princípios Orientadores

 - Partilhar o carisma e a missão Salvatoriana no âmbito escolar;

- Empenhar-se por uma cultura de promoção e defesa da vida;

- Garantir um serviço de educação de qualidade e o cultivo de valores éticos, humanos e cristãos;

- Formação e preparação de lideranças cristãs, despertando para o seguimento da prática metodológica de Jesus Cristo;

- Acreditar que todo ser humano é modificável e sua modificabilidade pressupõe a mediação intencional e consciente de um mediador mais experiente e capaz de provocar modificações no outro (sistema de crenças de Reuven Feuerstein);

- Fomentar a inteligência como processo dinâmico, flexível e aberto às mudanças, evidenciando o potencial de aprendizagem disponível no ser humano;

- Desenvolver a autonomia intelectual, moral e o pensamento crítico em vista do exercício da cidadania.

 

Conheça nossas escolas

 

                              

TRABALHAMOS TAMBÉM NA ÁREA DA EDUCAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE TERCEIROS: 

 

                          

 

 

A nossa presença na educação se estende também às  Escolas públicas, nas quais imprimimos o nosso jeito salvatoriano de educar.

 

PRINCÍPIOS QUE ORIENTAM A ATUAÇÃO NA AREA SAÚDE

 

O atendimento Salvatoriano à saúde está centrado na promoção e defesa da vida.

É nosso compromisso ajudar a pessoa na acolhida, proteção, promoção e recuperação da vida. Um dos muitos carismas com que o Espírito Santo enriquece sua Igreja, para o bem comum, é o dom de curar doenças (I Cor 12,9).

Visão natural da vida

O ser humano tem um valor intrínseco, pelo simples fato de estar vivo merece consideração indispensável. É nosso compromisso lutar não somente pela existência da vida biológica e a duração da mesma, mas, sobretudo pela qualidade da vida, o que implica em proteção e cuidado em todas etapas.

Elegemos como um dos princípios norteadores de nossas ações a medicina integral que trata a pessoa na dimensão física, psíquica, social e espiritual.  

Visão cósmica da vida

O ser humano é o produto mais elevado do processo da vida e expressa sua integração com o cosmos em todos os seus reinos, pela saúde. Reconhecemos e consideramos as quatro fontes fundamentais da vida: Água, Ar, Terra e Sol.

 

 

Moçambique

Logo após a guerra civil em Moçambique, em abril de 1992, a Província Santa Catarina partiu em missão para este país impulsionada pela universalidade do Carisma Salvatoriano.

São 22 anos de missão, cumprindo o princípio de atender a vida mais ameaçada na pessoa do idoso/a, viúvas, deficientes físicos, órfãos, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, de fome, nudez, doenças, sofrimentos e abandono.

Muitos foram os passos dados, hoje a atuação missionária acontece através de ações nas áreas de Saúde, Educação, Social, Evangelização e Formação:

Saúde: Centro Salvatoriano de terapias alternativas, atendendo diariamente a população com massaterapia, consultas pela bioenergia, aconselhamentos, orientação para o uso de medicamentos naturais e o cultivo de plantas medicinais.

Educação: Escola Salvatoriana Mwana Unerufaro e Projeto Escola Amiga focalizada no apadrinhamento de crianças órfãs e abandonadas de 1ª a 7ª classe;

Pastoral missionária: Organização, acompanhamento e assessoria a pastorais e comunidades eclesiais;

Formação de Lideranças: Catequistas, jovens, líderes de comunidades e pastorais, professores e demais lideranças, Cursos bíblicos

Projetos Sociais de autossustentabilidade

Formação à Vida Religiosa Salvatoriana: Grupo Vocacional, aspirantado e postulantado.

Avanços nos 22 anos de missão:

- Crescimento e fortalecimento das comunidades cristãs;

- Participação de homens e mulheres nos diversos grupos de formação;

- Autoestima em especial das mulheres e idosos;

- Crescente desejo de conhecer, aprofundar e viver da Palavra de Deus

- Organização da juventude em busca de formação humana e cristã;

- A presença das mulheres na igreja e nas diversas pastorais;

- Nível de educação das crianças;

- Qualidade de vida e saúde.

A missão floresceu e atualmente são oito Irmãs Brasileiras, cinco Irmãs Moçambicanas e nove jovens vocacionadas em formação à Vida Religiosa, atuando em cinco comunidades, buscando sempre tornar Jesus Salvador conhecido e amado como Salvação, Vida e Liberdade para todos:

  1. Comunidade Mãe dos Pobres - Messica/Moçambique
  2. Comunidade Deus Provê - Chimoio/Moçambique
  3. Comunidade Mãe do Salvador - Chimoio/Moçambique
  4. Comunidade Mãe de África - Messica/Moçambique
  5. Comunidade Jesus Salvador - Chibututuini/Moçambique

"Quando ouço falar em missões, sinto em mim um grande impulso!"

(Bem-aventurada Maria dos Apóstolos)