Família Salvatoriana vivenciando o Ano Centenário da Morte/Ressurreição de Pe. Jordan

Família Salvatoriana vivenciando o Ano Centenário da Morte/Ressurreição de Pe. Jordan

img/salvato1_blog/1067_post_11154.png


 
Iniciamos hoje, 08 de fevereiro, a novena em preparação ao centenário da morte/ressurreição do Venerável Servo de Deus, Pe. Francisco Maria da Cruz Jordan. É um tempo especial para juntos, como Família Salvatoriana, fortalecer a nossa vocação-missão na Igreja  e no mundo. O 1º dia da novena traz como tema: "Padre Jordan Promotor da Imprensa Católica". Esta novena acontecerá todo dia 08 de cada mês e se estenderá até setembro, mês que marca a celebração do Ano Centenário. Reze conosco esta novena!
 
 
08 de Fevereiro de 2018
 
Venerável Servo de Deus
Pe. Francisco Maria da Cruz Jordan
Promotor da Imprensa Católica
 
 
Pe. Jordan por diversas vezes escreve que era preciso anunciar Jesus Cristo como único salvador, utilizando todos os modos e meios que a caridade de Cristo inspirasse. Para divulgar o seu sonho utilizou-se da imprensa. Promoveu e organizou publicações que não só divulgavam o que os salvatorianos realizavam, como também servia de instrução e catequese às diversas faixas etárias.
Vamos iniciar esse momento de oração invocando a Santíssima Trindade (rezando ou cantando)
 
 
ORAÇÃO INICIAL - CHAMADO E RESPOSTA
(livro preces salvatorianas, oração 51 página 65)
 
Senhor Jesus Cristo, Salvador do mundo,
em todos os tempos chamas homens e mulheres
que, a exemplo dos Apóstolos, se empenham para que
todos te conheçam e encontrem em ti a salvação.
 
Escolheste Francisco Jordan como zeloso
e fiel servidor do anúncio apostólico.
Pela intercessão de Maria, Mãe do Salvador
e Rainha dos Apóstolos, te pedimos:
 
como concedeste a teu servo Francisco,
dá também a nós, seus filhos e filhas espirituais,
uma inabalável confiança
em tua amorosa Providência,
zelo apostólico por teu Reino,
dedicação no serviço aos irmãos e irmãs,
e coragem para te seguir.
 
Pela intercessão de teu servo Francisco,
atende nossas preces, e ajuda-nos
em nossas necessidades.  Amém.
 
 
 
Rezando com a Palavra de Deus:

“Eu teria ainda muitas coisas para lhes escrever, mas não quis fazê-lo com papel e tinta. Contudo, espero ir visitá-los e falar com vocês de viva voz, para que a nossa alegria seja completa.” (2 João 1,12)
Refletir o que a Palavra de Deus esta me dizendo

 
Recordando as meditações do Pe. Jordan
 
Uma meta, ou melhor, parte da missão de nossa Sociedade é também a imprensa! Como vocês sabem, a finalidade da Sociedade consiste na santificação própria e na santificação do próximo. Mas a santificação do próximo, para ser conduzida corretamente, pressupõe, antes de tudo, que nos santifiquemos a nós mesmos. (Alocuções 82)
 
 Um meio que particularmente devemos empregar no trabalho para o bem da Sociedade é a imprensa! É inacreditável quanto se pode realizar por meio dela! (Alocuções 82)
 
Existe tanto trabalho, em casa e em toda parte, onde vocês podem realizar o bem. Entre estes está, particularmente, a imprensa, tanto a redação como também a expedição e a divulgação. (Alocuções 83)
 
 Não se esqueçam, pois, não se esqueçam de se recordarem sempre de novo da importância da imprensa, para que todos se capacitem e se tornem úteis para anunciar a palavra de Deus no púlpito, nas escolas, onde quer que seja! (Alocuções 83)
 
 Estejam, pois, todos sempre disponíveis para qualquer serviço e ocupação!  Quantas horas, se vocês as utilizam nos trabalhos atuais e futuros, quantas horas podem ser bem aproveitadas! E isto particularmente também na imprensa! Quem sabe uma única palavra, habilidosamente escolhida, pode produzir resultados abençoados. (Alocuções 83)

 
Rezando com a Família salvatoriana hoje
 
- “Padre Jordan imbuído pelo ardor apostólico-missionário, viu os meios de comunicação social como instrumento privilegiado para atuação apostólica salvatoriana, como também incentivou o uso da imprensa e sua importância para anunciar a mensagem de salvação a todas as pessoas.” Ir. Lidiane Vitor Ribeiro, Religiosa Salvatoriana, Florianópolis- SC.
 
- “As novas plataformas de comunicação favorecem a integração e expande o alcance da mensagem da família salvatoriana, ajudando a somar forças, informar e formar protagonistas de um mundo novo”. Pe Ederaldo Macêdo, Jornalista, Religioso e Padre Salvatoriano, São Paulo – SP.
 
-  A evolução dos meios de comunicação não só possibilitam que as pessoas se comuniquem/ informem, mas criam outras formas de relacionamento. Rodrigo Cesar Moreira, Graduado em Publicidade e Marketing, leigo Salvatoriano do Grupo Mãe do Salvador, Jundiaí-SP
 
 
Rezando com o Papa Francisco:

Papa Francisco alerta para que sejam evitados os pecados da mídia: a desinformação, a calúnia e a difamação.
A desinformação “leva a dizer as coisas pela metade que por sua vez leva a que não se possa fazer um julgamento preciso sobre a realidade”.

A calúnia “parece mais traiçoeira, mas na comunicação o mais traiçoeiro é a desinformação porque leva ao erro; leva a acreditar apenas em uma parte da verdade”

A difamação pode ser evitada quando acontece a “parresia, isto é, a coragem de falar com franqueza e liberdade”. Por fim o Papa Francisco diz que “a mídia católica tem uma missão muito comprometida com a comunicação social: busquem preserva-la de tudo aquilo que possa distorcê-la e leva-la para outros fins”.

 
Últimos dias do Pe. Jordan – Crônicas deixadas pelo Pe. Pancrácio

Com o agravamento da primeira guerra mundial muitos irmãos salvatorianos foram convocados para a Guerra não tendo outra escolha. Com a obrigatoriedade e imposição da Alemanha os nossos religiosos foram tendo que deixar as suas atividades e o quadro de saúde do pe. Jordan foi se agravando. Pe. Pancrácio, Superior Geral dos Salvatorianos, escutando os conselhos dos médicos procurou um local que o Pe. Jordan pudesse receber um tratamento mais qualificado.  O local encontrado foi Hospital das Irmãs Vicentinas em Tafers, Suiça. No dia 26 de agosto de 1918 às 07:45 chegava no hospital e ao perceber os idosos tomando o sol da manhã, Pe. Jordan diz: “Isso, agora eu me encontro entre os pobres”. 
Tempo em silêncio para rezar com que mais chamou atenção.

 
ORAÇÃO FINAL – DIVINO SALVADOR
(livro preces salvatorianas, oração 06 página 18)
 
Divino Salvador, Jesus Cristo, para a glória do Pai e pela salvação de todos nós, desceste à terra, Faze com que todos te reconheçam como único Salvador do mundo, e que te sirvam com alegria. Tu que vives e reinas com Deus Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém. Glória ao Pai... Pai Nosso ... Ave Maria...