OS SINAIS DA SENHORA APARECIDA

OS SINAIS DA SENHORA APARECIDA

img/salvato1_blog/983_post_6368.jpg

 
Ao celebrarmos os 300 anos do aparecimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida vale a pena recordar os sinais que esta imagem representa para o povo brasileiro.
 
1º Sinal – O corpo e a cabeça da Imagem
 
Sabemos pela história da pesca milagrosa de Nossa Senhora Aparecida que no primeiro lance da rede veio o corpo da Virgem, e no segundo lance a sua cabeça. Este fato nos recorda a pregação do apóstolo São Paulo, na qual apresenta que o corpo deve estar ligado à cabeça (Cf. Cl 1, 18); deste modo, nós que somos o corpo Místico de Cristo devemos estar unidos a Ele (Jesus), a cabeça da Igreja.
 
2º Sinal – A virgem estava na Barca
 
Assim que foi pescada, a Virgem Aparecida ficou com os pescadores na barca. Este sinal nos lembra do início da vida pública de Jesus, pois Ele convida simples pescadores para serem seus colaboradores no anúncio do Reino de Deus (Cf. Mc 1, 16-20). Também hoje Jesus continua a contar com os homens e mulheres de nosso tempo para serem seus discípulos missionários.
 
3º Sinal – Mãos postas
 
Ao contemplarmos a Imagem da Nossa Senhora Aparecida vemos que ela está de mãos postas. Desde a Anunciação do Anjo Gabriel (Cf. Lc 1, 26-38) até o Cenáculo durante a Igreja nascente (Cf. At 1, 14), Maria é o modelo de vida orante para toda a humanidade. E até hoje ela continua a interceder junto a Deus por nós e nos ensina a também sermos perseverantes na vida de oração.
 
4º Sinal – É a mulher vestida de Sol
 
Abaixo dos pés da imagem de Nossa Senhora Aparecida nota-se que ela está pisando sobre a lua. Maria é a mulher vestida de sol que nos conta o livro do Apocalipse, no capítulo 12, versos 1 e 2. Maria só se tornou grande porque se fez pequena diante da missão que Deus Pai lhe confiou. No céu, foi coroada como a rainha e de lá ela exerce a função de nossa advogada e defensora.
 
5º Sinal – Maria está grávida
Se olharmos com atenção para a imagem de Nossa Senhora Aparecida notaremos que ela está grávida. Maria, conforme nos narram os Evangelhos, é mulher escolhida por Deus para que gerasse seu Filho, Jesus (Cf. Mt, 1, 18- 25; Lc 1, 26-38). Desta forma, também nos convida a sermos geradores de Jesus em meio à nossa sociedade de hoje.
 
6º Sinal – Maria está sorrindo
Ao contemplar a imagem da Mãe Aparecida perceberemos que está com um sorriso nos lábios. Este sorriso nos recorda uma das principais características do cristão que é a alegria. Alegria que brota de fazer a vontade de Deus e colaborar com o seu Reino de Amor. Que sejamos alegres anunciadores do evangelho de Jesus.
 
7º Sinal – Maria tem traços de nosso povo
Este detalhe da imagem de Nossa Senhora aparecida é bem visível aos nossos olhos, basta olhar a sua cor que é a cor da maioria de nossa população brasileira; sem o manto e a coroa é possível perceber que a mãe Aparecida tem os cabelos encaracolados, outro fator típico de nosso povo. Como é gostoso perceber a riqueza de detalhes que Deus nos presenteou ao nos dar uma mãe tão parecida conosco.
 
8º Sinal – Maria tem um anjo abaixo de seus pés
Este detalhe na imagem evidencia a fé que professamos pela Tradição de nossa Igreja. Maria, ao cumprir a sua missão na terra, foi elevada ao céu como nos apresenta o Documento Lumen Gentium, no número 62. Sua Assunção nos convoca a levarmos uma vida como ela viveu de total entrega à vontade de Deus, vida de serviços aos que precisavam dela e vida de oração.
 
Ao finalizar esta breve apresentação dos sinais de Nossa Senhora Aparecida, aprendemos o quanto é importante contemplar não só as palavras que falam de Maria, mas também a sua imagem que é uma verdadeira catequese sobre a sua personalidade. Podemos dizer que é uma catequese mariana.
 
Que Nossa Senhora Aparecida nos ajude na caminhada de discípulos missionários de Jesus, assim como ela foi!
 

Por:  Ir. Lucimar Nascimento de Novais, MAD